Se a primeira impressão é a que fica, grande parte dos equipamentos públicos municipais em Santos deixa uma boa imagem perante o público. O serviço de limpeza, higienização e desinfecção prestado pela Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S/A) em mais de 100 equipamentos da Prefeitura alcançou aprovação praticamente total durante 2023.
A pesquisa de satisfação é realizada junto às chefias de cada unidade atendida pelo Departamento Operacional (Deop) da Prodesan. A cada mês, o responsável pelo setor atribui uma classificação ao trabalho prestado: ‘ruim’, ‘regular’, ‘bom’ ou ‘ótimo’. Na média geral relativa ao ano passado, o serviço foi considerado ótimo por 93% dos gestores, bom por 6,75% e regular por 0,25%.
Para efeito de pesquisas de avaliação, os institutos consideram a soma dos tópicos ‘ótimo’ e ‘bom’ como aprovação ao objeto em análise. Assim, 99,75% dos entrevistados aclamaram o serviço – que é realizado para quatro secretarias municipais: Saúde, Finanças e Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.
ÍNDICES
Para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) o trabalho foi irretocável: as duas unidades atendidas, as sedes da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) no Jabaquara e no Bom Retiro, consideraram ótima a tarefa executada em todos os meses do ano passado (100%).
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tem, entre seus órgãos, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e os centros comunitários. Os índices ficaram em 95% (ótimo) e 5% (bom).
No contrato com a Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin) entram o Paço Municipal, a Coordenadoria de Transportes (Cotran), a Procuradoria Fiscal do Município (Profisc) e os cartórios eleitorais, entre outros. A pasta considerou o serviço desenvolvido pela Prodesan ótimo (93%) e bom (7%).
Já na Secretaria de Saúde (SMS), onde o Deops atende a 77 equipamentos públicos, entre eles as policlínicas, o Hospital de Pequeno Porte (HPP), os prontos-socorros e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), os percentuais ficaram em: 84% (ótimo), 15% (bom) e 1% (regular).
DIFERENCIAL
Para se ter uma ideia do trabalho desenvolvido, os 439 funcionários do Deop cobrem uma área de 85,4 mil metros quadrados todos os dias para realizar a limpeza nas 111 unidades municipais atendidas. “Esse número demonstra o comprometimento dos nossos profissionais, a maioria com muito tempo de casa”, diz a gerente do departamento, Marly Alvarez Cimino. Ela aponta outro diferencial para a excelência do corpo de colaboradores: “Todos são treinados para aplicar técnicas de limpeza hospitalar, não somente a comum”.
A arquiteta explica que os resultados não vêm por acaso: “São treinamentos constantes na empresa. Seja para rever procedimentos, apresentar novas técnicas, produtos e equipamentos, ou atualizar itens relacionados à segurança do trabalho. É um aprendizado contínuo”.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
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