Prodesan S/A






CET-Santos orienta funcionários da Prodesan sobre sinalização

Para transmitir conhecimento sobre as regras de sinalização viária em serviços de zeladoria pública, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) instruiu 66 colaboradores da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos). As palestras foram realizadas na última terça (27) e quarta-feira (28) e reuniram, respectivamente, 31 e 35 participantes.

Com duração de cerca de três horas e realizadas no prédio da Prodesan, as palestras foram divididas em dois momentos. Inicialmente, os participantes tiveram acesso a conteúdo teórico, que incluiu legislação e normas de sinalização e canalização de obras e serviços, no auditório térreo. Também conheceram detalhes sobre como realizar os procedimentos administrativos de solicitação de autorização para realização de serviços ou obras públicas.

O conteúdo teve como base o Manual de Procedimento Viário para Obras e Serviços no Município de Santos elaborado pela CET-Santos, disponível gratuitamente aqui.

Em um segundo momento, os participantes se dirigiram ao estacionamento externo da empresa para conhecer dispositivos auxiliares como fita zebrada, cones, barris, cavaletes, barreiras plásticas e barreiras móveis.

Também foi ensinada a maneira correta de colocar os materiais nas vias, incluindo os procedimentos para iniciar e encerrar a sinalização. Integraram o grupo profissionais que atuam nos cargos de motorista, auxiliar operacional, chefe de turma e assistente técnico.

O especialista da equipe de educadores da CET, Adriano Mosna, ressaltou a importância da sinalização em vias públicas. “Na via pública é importante frisar a sinalização, porque ninguém sai de casa de manhã esperando encontrar um obstáculo ou uma obra na rua em que passa diariamente. Se não sinalizado corretamente, isso pode gerar acidentes. O uso correto das regras assegura a segurança dos funcionários e da população, além de manter a fluidez no trânsito”.

Para Heloísa Neves, técnica de segurança do trabalho que atua na Prodesan há onze anos, o conteúdo relacionado contribuirá para as rotinas da equipe. “Para nós, foi muito produtivo. Houve um momento aberto para todos os operadores tirarem dúvidas, o que enriqueceu a palestra”.

Atuando há sete anos na Prodesan, Lucas Rodrigues Ferreira, auxiliar operacional, afirmou que muitos participantes são novos na empresa e, por isso, o conteúdo facilitará o entendimento das regras. “O pessoal que está ingressando agora não tem muitas experiências no trânsito. Quem está na operando na rua convive com carros e motos passando próximos ao local onde estamos atuando, então saber as regras e sinalizar corretamente vai ajudar na segurança de todos”.

As ações do Programa de Educação no Trânsito fornecidas pela CET-Santos são gratuitas e abertas a empresas, instituições e unidades das redes pública e privada. Empresas interessadas deverão encaminhar e-mail à CET-Santos (gced@cetsantos.com.br), informando a data sugerida, horário e a quantidade de funcionários. O telefone para contato é (13) 3228-9300, ramal 9330.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.