Este foi o resultado de três dias de limpeza, que ainda não acabou e prossegue até o final do mês
Cerca de 20 toneladas de lixo foram retiradas do canal da Avenida Campos Sales em três dias. De quarta a sexta-feira passadas, a Prodesan e a Prefeitura desassorearam o local nas proximidades da Praça Iguatemi Martins, na Vila Nova.
Durante o serviço, a Administração informou que foram encontrados elementos como pedras, madeira e plástico. Os serviços, que representam um trecho de cerca de 800 metros até a Rua Braz Cubas, no Centro, serão concluídos até o fim do mês.
A Prefeitura reforçou que parte dos materiais encontrada nos canais de Santos é proveniente de descarte irregular. Por isso, faz fiscalização diária. O trabalho cabe a equipes técnicas das cinco prefeituras regionais — Área Continental, Centro, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla e Intermediária.
O objetivo da ação é remover detritos e aumentar a área útil de escoamento, com o objetivo de melhorar a vazão de água da chuva e, com isso, evitar alagamentos nesses períodos.
Constante
De acordo com o engenheiro Paulo Matsumoto, da Prodesan, empresa responsável pelo serviço, o desassoreamento é um serviço constante e programado previamente com supervisão da Secretaria das Prefeituras Regionais.
“O serviço foi feito, praticamente, em todos os canais de Santos e faltava o da Avenida Campos Sales. Iniciamos por lá e vamos até a continuação da Braz Cubas. O material que é encontrado em maior número é pedra. Normalmente, o que mais encontramos (no desassoreamento) é lama.”
Após o fim da limpeza no canal da Avenida Eleonor Roosevelt, na Vila São Jorge, o engenheiro disse que o serviço seguinte estava programado na Campos Sales.
Descarte
Matsumoto destacou que todo o material retirado durante o serviço é descartado na PGV Terraplenagem, no Parque das Bandeiras, na Área Continental de São Vicente. A empresa cuida do gerenciamento de todo o material recolhido.
Além disso, a Administração reforçou que o desassoreamento mecanizado é, geralmente, feito com base nas vistorias de equipes técnicas ou levando em consideração questões climáticas, como fortes chuvas ou ressacas no mar.
Também confirmou que não há cronograma preestabelecido para esse tipo de serviço.
Denúncias
Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria (162), das 8 às 18 horas, ou presencialmente, das 8 às 17 horas, no Paço Municipal.
Para flagrantes, o denunciante pode chamar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia.
Toda Semana
Quanto à manutenção, a Prefeitura afirmou que realiza semanalmente a limpeza de talude — que é o trecho inclinado — dos canais.
Em dois meses, todos os pontos são contemplados com o serviço.
fonte: A Tribuna (https://www.atribuna.com.br/cidades/santos/cerca-de-20-toneladas-de-lixo-sao-retirados-do-canal-da-avenida-campos-sales-em-santos)