
Imagens de uma menina de dois anos sendo salva em Mongaguá, na terça-feira (4), ganharam as redes sociais. Desmaiada depois de engasgar, ela recobrou a consciência após ação de policiais militares. Para evitar casos como esses e outros semelhantes, um grupo de 57 funcionários da Prodesan participou na quarta-feira (5) de um curso intensivo de primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros.
O treinamento, realizado no posto da corporação situado no Gonzaga, abordou procedimentos em casos de emergência com engasgo, convulsão, animais peçonhentos e manobras de reanimação, entre outros, em crianças e adultos.
“Sempre que nos pedem, fornecemos esse curso. É simples, mas eficaz”, explica o Cabo Neto, que conduziu a atividade, com lições teóricas e práticas. Ele diz que os ensinamentos já foram testados com êxito no dia a dia. “Fizemos (o curso) para professores da rede estadual. Eu soube, depois, que três casos de engasgo com alunos foram solucionados pelos professores”.

Mesmo grávida de seis meses, Júlia Santos, líder de operações do Departamento Operacional (Deop) da Prodesan, fez questão de participar. “Qualquer tipo de aprendizado é importante. Para nós, funcionários, isso pode ser um diferencial em um momento de urgência”.
O evento foi organizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da empresa. Eloisa Esteves, administradora do setor, diz que a demanda pelo treinamento partiu dos próprios colaboradores.
“Havia um pedido para que noções de primeiros socorros fossem repassadas, principalmente com relação aos funcionários com faixa etária maior e às nossas equipes que atuam nas ruas”, revela. “Temos um programa de bem-estar e saúde permanente na Prodesan”.