Prodesan S/A






Limpeza do sistema de drenagem da orla entra em terceira fase

A limpeza do sistema de drenagem da orla santista entra em nova fase. Nesta segunda-feira, as equipes do Departamento Operacional (Deap) da Prodesan que atuam no serviço terminaram o trecho entre os canais 2 e 3, nas imediações da Concha Acústica, no Gonzaga.

Nessa fase final do trabalho, as ações foram realizadas em dois períodos, entre manhã e tarde, sempre com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, que auxilia no bloqueio de parte das vias, onde estão as bocas de lobo (BLs) e poços de visita (PVs) que recebem as intervenções — tanto no asfalto quanto na ciclovia.

A primeira operação realizada é manual, com a retirada dos resíduos visíveis. No segundo momento, as equipes recorrem ao hidrojateamento — processo no qual jatos d’água disparados em alta pressão desobstruem os encanamentos. Por fim, é feito o chamado ‘repasse’, quando se faz a limpeza conclusiva do que ainda possa ter sobrado nas galerias.

Entre os canais 2 e 3, foram utilizados quatro caminhões cheios para levar os rejeitos recolhidos — com cerca de 28 toneladas, na maior parte de lama e raízes.

Os trabalhos, agora, passam a ser feitos entre os canais 3 e 4. Antes, as equipes já haviam percorrido o perímetro entre a divisa com São Vicente e o Canal 2.