Após um mês de operações concluído pela Prefeitura de Santos nesta quinta-feira (1º/6), o serviço de desassoreamento mecanizado no canal da Avenida Campos Sales, na região central da Cidade, removeu 423 toneladas de resíduos. As ações de limpeza foram realizadas em um trecho de 800 metros entre a Praça Iguatemy Martins (Vila Nova) e a Rua Braz Cubas (Vila Mathias).
Dentre os sedimentos encontrados houve predominância de lama de drenagem. Também havia entulhos em geral como pedras, madeiras e plásticos. Os trabalhos de remoção foram feitos por equipes da Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) e supervisionados pela Prefeitura Regional do Centro Histórico.
A ação teve como objetivo a retirada de detritos que se depositavam no fundo do canal, aumentando assim a área útil de escoamento. A intervenção, que contou com auxílio de escavadeira hidráulica, proporciona melhor vazão de água da chuva e segurança contra alagamentos. Todos os resíduos encontrados foram transportados por caminhões da Prodesan e descartados em local apropriado, onde é feito o gerenciamento do material recolhido.
PRÓXIMA AÇÃO
O serviço de desassoreamento agora segue para o bairro José Menino. Foram iniciadas nesta sexta-feira (2) as intervenções no canal Santa Catarina, cuja conclusão está prevista para a próxima quarta-feira (6). Em seguida as operações serão iniciadas na região do canal 4, de acordo com o engenheiro da Prefeitura Municipal, Rafael Barroso.
DESCARTE IRREGULAR
Parte dos materiais encontrados nos canais de Santos é proveniente de descarte irregular. A Prefeitura orienta os moradores que denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 162, das 8h às 18h, ou pessoalmente no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá s/nº – térreo), das 8h às 17h. Também podem acionar via SOM Web.
Para flagrantes, Guarda Municipal: 153 (24 horas). Para facilitar, o munícipe pode fazer o registro da placa do veículo do infrator com foto da irregularidade.
Esta iniciativa contempla o item 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Água Potável e Saneamento. Conheça os outros artigos dos ODS.