Em vigor desde o dia 3 de julho, a nova redação da Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35) estabelece as exigências e medidas de prevenção para a segurança dos profissionais que realizam trabalho em altura. A Prodesan organizou, nesta quarta-feira (23), uma capacitação completa sobre as regras com os funcionários que atuam nessas atividades.
A NR-35 foi originalmente publicada em 2011, mas já havia passado por modificações em 2014, 2016 e 2019. Em termos gerais, a norma visa a garantir a redução dos riscos; emitir a permissão do trabalho em altura para os funcionários qualificados; implementar medidas de proteção adequadas para a realização segura das atividades; e fornecer os EPIs (equipamentos de proteção individual) e supervisionar seu uso corretamente.
Entre outros itens, o novo texto da NR-35 estabelece que todo trabalho operado acima de dois metros é considerado em altura, assim requer qualificação e procedimentos de como utilizar o cinto de segurança, trava-quedas, talabartes (alças), capacete e conectores.
PERIÓDICO
O evento ocorreu no prédio-sede da empresa, nos períodos da manhã e da tarde. O treinamento periódico — a cargo da Alpha Saúde Ocupacional — deve se repetir a cada dois anos, com carga horária mínima de oito horas, e conteúdo programático definido pelo empregador.
Participam cerca de 60 funcionários do Deman (Departamento de Manutenção), responsáveis pelas melhorias nas unidades municipais de ensino (UMEs) de Santos, e da usina de asfalto da Prodesan. Entre as suas atribuições, estão a manutenção de telhados, instalação de torres de distribuição de energia, limpeza de janelas de edifícios, pintura externa e vistoria em maquinário industrial.
ACIDENTE ZERO
“O que buscamos é atingir o conceito de acidente zero. Para que os profissionais possam voltar para casa com a integridade física intacta. Também traz um respaldo para a empresa, relativo à área jurídica e frente ao Ministério do Trabalho. Todos temos deveres e direitos”, explicou o instrutor do curso, o bombeiro industrial e técnico de segurança Marcelo de Oliveira. Eletricista do Deman, Andrey Machado Rosa foi um dos funcionários que acompanharam o treinamento: “É importante porque é o momento da percepção de segurança, de entendermos como aplicar as técnicas no dia a dia. Vou estar preparado para evitar maiores riscos”.
Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS