Prodesan S/A

laco-outubro-rosa



laco-outubro-rosa


Edifício-Sede

Considerado um marco arquitetônico de Santos, o Edifício Arquiteto Aníbal Martins Clemente teve seu projeto assinado pelos arquitetos Flávio Pastori e Luigi Villa Vechia. Inaugurado em 30 de dezembro de 1969, foi inicialmente batizado como Edifício Arthur da Costa e Silva, em deferência ao ex-presidente da República falecido uma semana antes.

A mudança para o nome atual ocorreu em 1990 e homenageia o primeiro diretor-presidente da empresa, cuja primeira passagem pelo posto se estendeu de dezembro de 1965 até novembro de 1973. Aníbal Martins Clemente voltaria a assumir a Prodesan entre maio de 1979 e março de 1981.  

A estrutura inovadora do edifício-sede foi um dos primeiros grandes projetos do Departamento de Engenharia da empresa. Situado à Praça dos Expedicionários, no Gonzaga, o imóvel foi construído em concreto aparente, com a fachada inteiramente envidraçada. Sua principal marca estética, no entanto, são os protetores solares amarelos dispostos acima de cada uma das 198 janelas frontais — o que rendeu o apelido de ‘Colmeia’ à edificação.