Projetada pela Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S/A), a nova UME Azevedo Júnior, situada no São Manoel, Zona Noroeste, foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (1º). O complexo educacional, que contará ainda com a UME Flávio Cipriano, é considerado o maior de ensino público em Santos.
A escola tem 2.832m² de área construída. Possui 14 salas de aula, salas pedagógicas (artes, estudioteca, leitura, informática, brinquedoteca), salas administrativas, cozinha, refeitório com 120 lugares, pátio externo e interno (coberto), playground e quadra poliesportiva. Tudo climatizado e com acessibilidade.
O projeto do complexo foi elaborado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Deurb) da Prodesan, a cargo do arquiteto Ricardo Cuttin. Sua estrutura arrojada já pode ser considerada referência entre as unidades de ensino santistas.
A unidade tem capacidade para atender mil alunos, entre os do Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio (em parceria com o Governo do Estado) e também passa a absorver alunos de cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).
Para tirar o projeto do papel, a Prefeitura de Santos firmou parceria com a iniciativa privada. Com recursos no valor de R$ 12.590.036,79, trata-se de uma contrapartida da Ecovias pelas obras na Entrada da Cidade.