Prodesan S/A






Reforma de escola em Santos avança com concretagem de laje em área ampliada

Com 40% do cronograma pronto, a reforma geral da UME Padre Waldemar Valle Martins (Macuco) deve ser concluída em outubro. Há pouco mais de uma semana foi concretada a laje de cobertura das novas salas de dança e teatro, e o chão do parque infantil ampliado, que depois receberá piso emborrachado, para absorção de impacto.

Os serviços fazem parte da modernização e ampliação da escola que passará de 2.500 m² para 2.960 m² de área construída, visando atender mais alunos. A intervenção, sob o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), abrange o parque infantil, cobertura da quadra poliesportiva, reforma dos pavimentos térreo, primeiro, segundo e terceiro, da cobertura e das fachadas.

Os serviços são executados pela Construtora Armada Ltda., empresa vencedora da licitação, e o projeto é da Prodesan.

Segundo o engenheiro Pedro Mendes, da Seobe, estão em andamento também a montagem e colocação dos alambrados e calhas da quadra, das luminárias em LED nas salas do 3º andar, e de janelas basculantes entre as salas e os corredores, em substituição aos elementos vazados removidos.

Ao mesmo tempo começaram as adaptações de acessibilidade dos banheiros, com instalação de ponto de ducha higiênica e troca de vaso sanitário, e os serviços preliminares para construção da nova guarita, rampa e escada, na entrada da Rua Gervásio Bonavides.

Localizada na Rua Vinte e Oito de Setembro, 201, a UME Padre Waldemar atende 225 alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e, com a ampliação, passará a oferecer vagas também para o 5º ano, passando para 275.

A nova área, mais de 460 m², compreende as recém-construídas salas de teatro e de dança, o parque infantil ampliado e a nova entrada, pela Rua Gervásio Bonavides. Já as duas salas no terceiro andar, onde atualmente ocorrem as aulas de teatro e dança, serão transformadas em salas de aula. 

Trata-se de um investimento no ensino municipal de R$ 3,9 milhões, recursos do Município por meio da Secretaria de Educação.

A UME Padre Waldemar contará com espaços multidisciplinares para favorecer interação e aprendizagem. No pavimento térreo ficarão as salas de teatro e de dança, parque infantil, quadra poliesportiva coberta, vestiário feminino e masculino, depósito de material esportivo, horta, pátio coberto, refeitório, cozinha, casa de bombas, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PCD), despensa, abrigo de gás e nova edificação da guarita.

O primeiro pavimento reunirá biblioteca, auditório, área de circulação, salas de professores, orientador/coordenador, diretoria, secretaria, copa e sanitários feminino, masculino e PCD. Já no segundo pavimento ficarão oito salas de aula, uma sala multiúso, sanitários feminino, masculino e PCD.

Por fim, o terceiro pavimento vai oferecer salas de artes, de contação de histórias, multissensorial, sala para atendimento educacional especializado, salão múltiplo uso, duas salas de aula (novas), almoxarifado e sanitários femininos, masculinos e PCD.

Painéis solares serão instalados na cobertura do edifício para captação de energia renovável e brises na fachada vão controlar a incidência de luz e calor do sol na edificação. A escola será entregue com dois novos reservatórios de água de 2,5 mil litros cada, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (para-raios) e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

No quesito acessibilidade, a UME Padre Waldemar, que já conta com elevador, receberá adequações em rampas, pisos podotáteis, corrimãos e bebedouros.